São Francisco do Conde recebe projeto “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade” com foco em história, arte e ancestralidade

São Francisco do Conde recebe projeto “Bahia Memórias de Lutas e Liberdade” com foco em história, arte e ancestralidade

Unindo memória, história, arte e ancestralidade, o projeto “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade” emocionou o público na manhã desta quinta-feira (22), no Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral Anna Junqueira Tourinho Ayres, em São Francisco do Conde. A iniciativa é realizada pelo Centro de Memória da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC).

Com passagem por 19 cidades baianas, a ação celebra os 202 anos da Independência do Brasil na Bahia por meio de uma programação que inclui palestras, rodas de conversa, apresentações culturais e ações educativas voltadas à valorização das memórias locais.

Em São Francisco do Conde, o destaque foi para o projeto “Nossas Memórias”, que promoveu uma roda de conversa com Atila Santana e Ana Clara Ferreira, ambos integrantes da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Conde. Atila é vice-diretor da entidade, e Ana Clara é autora de uma obra dedicada à participação do município nos eventos da independência da Bahia. A atividade teve como objetivo estimular o debate sobre a história local e mapear acervos privados com relevância pública.

A programação também contou com uma apresentação do grupo teatral do colégio, formado por estudantes do CEAJAT, que encenaram a peça “Levante, de longe ouvi me chamar, a fumaça me trouxe até aqui!”. Escrita pelo ex-aluno Alex Silva, a montagem é resultado de uma oficina realizada pelo Programa Educa Mais Bahia e entrelaça textos de Conceição Evaristo e Henrique Marques Samyn com elementos da cultura afro-brasileira.

“A nossa peça foi construída a partir de reflexões sobre questões raciais, empoderamento e identidade negra”, destacou Luana Marinho, coordenadora pedagógica da escola.

O projeto “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade” segue nesta sexta-feira (23) para o município de Governador Mangabeira, dando continuidade ao circuito de valorização da história e da cultura baiana nos territórios.

Créditos: https://www.ba.gov.br/fpc/noticias/2025-05/50957/sao-francisco-do-conde-recebe-projeto-bahia-memorias-de-lutas-e-liberdade

Créditos da imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/centro-historico-urbano-salvador-bahia-14059766/